Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Como atrair a atenção das crianças para atividades fora das telas?

Por Comunicação. Publicado em 25/08/2023 às 07:38.

Principalmente na primeira infância, que vai até 7 anos, as telas impactam diretamente no desenvolvimento cognitivo, psíquico e físico, aponta especialista.

Por Fernanda Nardo

Competir com videogames, redes sociais, filmes, séries e desenhos animados. Ser mais atraente que as dancinhas, as trends e as figurinhas. Capturar a atenção sem tecnologia ou recursos audiovisuais. Essa é a batalha enfrentada diariamente por pais e responsáveis ao redor de todo o mundo, quando o assunto é entreter e desenvolver os cérebros de crianças e adolescentes. Uma missão difícil e que, quase sempre, é vencida pelas telas. Mas não precisa ser assim. Com um pouco de dedicação e criatividade, é possível desviar os olhos vidrados dos celulares e computadores para atividades mais proveitosas, destaca a professora do Grupo Positivo, Júlia Assis.

SONORA

É importante que o adulto responsável estabeleça limites para o tempo de uso de tela, pois a criança ainda não tem maturidade cognitiva para fazer essa escolha com autonomia, pontua a especialista.

SONORA

Principalmente na primeira infância, que vai até 7 anos, as telas impactam diretamente no desenvolvimento cognitivo, psíquico e físico. Júlia reforça que a OMS alerta que o uso sem limites e sem supervisão pode causar prejuízos em longo prazo.

SONORA

Além disso, é preciso que os pais também estabeleçam limites de tempo de tela para si mesmos, orienta a professora.

SONORA