Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cosméticos naturais impulsionam economia com consumidores conscientes

Por Jornalismo. Publicado em 23/06/2021 às 16:03.

Cosméticos e produtos de higiene naturais integram a lista de compras de consumidores conscientes e impulsionam um novo mercado. Além de serem mais saudáveis, causam menor impacto ambiental. A reportagem é de Amanda Yargas.

Quais características você avalia na hora de escolher um produto? Preço, qualidade, marca? Nos últimos anos, uma gama maior de consumidores começou a incluir outros tópicos nessa avaliação.  Antes de escolher o que comprar, o consumidor consciente  avalia se o produto é feito com matérias-primas naturais, como é o processo de extração, inclusive em relação às comunidades que trabalham diretamente nessa fase, e também o processo de produção e embalagem, se elas podem ser reutilizadas ou se há alguma forma de manejo de resíduos por parte das empresas. Na questão ambiental, também se soma a preocupação com o bem estar animal, e cada vez mais consumidores optam por opções não testadas em animais e veganas, ou seja, sem componentes de origem animal. 

Estas características vêm acompanhadas de certificações que garantem que a empresa segue padrões determinados para o manejo e a produção sustentáveis ou que utiliza apenas componentes naturais, orgânicos e vegetais ou minerais. 

Segundo relatório da Grand View Research, o mercado de cuidados pessoais orgânico deverá atingir US$ 25,11 bilhões no mundo até 2025. Uma das empresas pioneiras desse mercado no Brasil é a Cativa Natureza. Criada há 13 anos no Paraná, a inspiração veio da infância da empresária Rose Bezecry, que nasceu em Manaus. 

SONORA

Ela conta que foi preciso muita pesquisa para conseguir desenvolver produtos e uma cadeia produtiva com uma concepção diferente.

SONORA

A médica Melina Ruoso começou a usar cosméticos naturais há cerca de 5 anos, a partir de uma transição capilar. Na época ela decidiu não alisar mais os fios e assumir o ondulado. Depois disso, ela começou a substituir vários outros produtos por opções naturais e hoje, cerca de 95% de todos os cosméticos e produtos de higiene que utiliza seguem essa linha.

SONORA

De acordo com o doutor Luiz Nicolodi, a pele não é apenas uma proteção do corpo, mas é um órgão e absorve tudo que passamos nela. Os cosméticos comuns tem toxinas que podem prejudicar o organismo no longo prazo.

SONORA

Além disso, como os produtos naturais, orgânicos e veganos são produzidos por uma outra lógica econômica, os benefícios vão além do próprio corpo, como lembra o doutor. 

SONORA

 

Amanda Yargas