Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Crimes cibernéticos aumentam e usam a pandemia para enganar vítimas

Por Jornalismo. Publicado em 26/10/2020 às 13:11.

O Brasil está no topo da lista entre países com mais ataque cibernéticos. Assuntos relacionados a pandemia foram largamente utilizados pelos hackers para enganar internautas.  

 

O Brasil é o quinto país que mais sofreu tentativas de phishing no segundo trimestre deste ano. O ataque consiste no envio de um email ou mensagem de texto com link se fazendo passar por uma empresa ou instituição de referência. Quando a pessoa clica no link ou baixa um arquivo, permite que hackers tenham acesso a dados pessoais ou financeiros do dispositivo. O professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Wagner de Paula Rodrigues, conta que assuntos relacionados à pandemia foram utilizados para os golpes. 

SONORA

Outro tipo de ataque cibernético que tem ficado cada vez mais comum é o ransomware. Nele, o invasor bloqueia o acesso da vítima ao seu sistema ou ao próprio dispositivo e pede um resgate para o desbloqueio. Com a adoção em larga escala do home office, o professor considera que os riscos de invasão aumentam. Ele ressalta que é preciso investir em ferramentas de proteção mas também em capacitação dos usuários. 

SONORA

O professor diz que medidas simples podem evitar ataques cibernéticos e muita dor de cabeça. 

SONORA

 

Amanda Yargas