Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

De volta para o futuro: como profissões do passado podem inspirar novas gerações

Por Comunicação. Publicado em 25/07/2023 às 13:17.

65% das crianças que entram na escola primária hoje terão, no futuro, profissões que ainda não existem, pontua ONU.

Por Fernanda Nardo

Em 2018, a chefe da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que 65% das crianças que entram na escola primária hoje terão, no futuro, profissões que ainda não existem. Isso significa que o mundo do trabalho está mudando rapidamente, mas os desafios de escolher uma carreira ainda são os mesmos – e saber se planejar ainda é fundamental. Há muitas diferenças entre as profissões do passado e as do presente e, principalmente, as do futuro. As principais estão ligadas ao desenvolvimento digital. Conforme o coordenador da Conquista Solução Educacional, Ivo Erthal, as necessidades e os interesses da sociedade estão sempre mudando, o que gera a criação espontânea de novas funções e, com isso, novas profissões.

SONORA

Ele explica que a própria história dos pais ou outras pessoas que servirão de inspiração. Outro ponto importante é sobre os interesses dos filhos.

SONORA

Conforme o especialista as principais diferenças entre as profissões das ultimas gerações estão ligadas ao desenvolvimento digital.

SONORA