Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Depois de incêndio em Curitiba, projeto de lei cria regras para uso de impermeabilizantes no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 02/07/2019 às 15:36.

 

Depois de um incêndio que matou uma criança de 11 anos e deixou três adultos gravemente feridos em Curitiba no final de semana, um deputado protocolou na sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, um projeto de lei que estabelece uma regra para utilização e aplicação de produtos de impermeabilização de móveis. De acordo com o Corpo de Bombeiros, esse produto pode ter causado a explosão no apartamento da família. A reportagem é de Deividi Lira.

 

 

 

 

 

Um produto para impermeabilizar sofá pode ter causado um incêndio num apartamento em Curitiba na manhã de sábado. Com a força da explosão, um menino de 11 anos foi arremessado de dentro do apartamento, no sexto andar de um prédio localizado no bairro Água Verde. Ele morreu horas depois no hospital. Outros três adultos que estavam no interior do imóvel ficaram gravemente feridos, com queimaduras pelo corpo e permanecem internados.

Muitos desses produtos de impermeabilização usam solventes inflamáveis que, quando em contato com alguma fonte de calor funcionam como uma bomba.

Nesta segunda-feira, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, o deputado Subtenente Everton do PSL protocolou um projeto de lei que estabelece uma regra de segurança na utilização e aplicação de impermeabilização em sofás, tapetes e cadeiras.

Pela proposta, as empresas e profissionais que trabalham com esse serviço ficam proibidas de realizar o trabalho de impermeabilização dentro das casas.

O serviço de impermeabilização de móveis requer vários cuidados. Existem dois tipos de produto para realizar o trabalho: com produto solvente inflamável ou à base d’àgua, sem risco de pegar fogo, no entanto é um pouco mais caro. De acordo com a capitã do Corpo de Bombeiros do Paraná, Rafaela Diotalevi, se o consumidor optar pelo produto inflamável, a impermeabilização deverá ser realizada em um ambiente aberto, fora da residência, por uma empresa credenciada.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, garantiu celeridade na aprovação do projeto de lei que estabelece níveis seguros do uso de impermeabilizantes no Paraná.

O resultado da perícia feita pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e que vai apontar a real causa do incêndio no apartamento da família em Curitiba deve sair nos próximos 30 dias.

Repórter Deividi Lira

Foto: Anderson Grossl/RPC