Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Designers paranaenses ganham premio internacional com “couro” feito de kombucha

Por Jornalismo. Publicado em 22/07/2021 às 10:45.

Dois designers paranaenses criaram um biofilme que imita couro feito a partir da kombucha. Além de evitar a exploração animal, o material é totalmente natural e biodegradável.

 

Gislaine Lau e Felipe de Carvalho Ishiy, do estúdio Intervém, são dois designers recém-formados pela UFPR que criaram um material ecológico e biodegradável alternativo ao couro, feito a partir da kombucha. O biofilme bacteriano foi aplicado em uma poltrona, que ganhou o prêmio considerado o Oscar da área, o iF Design Talent Award 2021. Não Fere, como foi batizada a poltrona, foi premiada juntamente a outras 85 ideias em meio a mais de 5mil e 300 projetos.

O júri considerou a proposta inteligente e inovativa e de aplicabilidade prática. Segundo Felipe, a ideia da peça foi provocar a reflexão sobre as formas de produção e consumo do mundo atual.  

SONORA

A kombucha é uma bebida fermentada por bactérias, com base de chá, suco ou café. No caso do biofilme da Intervém, o material utilizado é composto por resíduos de café e cana de açúcar, recolhido de produtores regionais. O processo de produção cria uma película na superfície do líquido que foi adaptada pelos designers e pode ser usada na na produção de móveis e acessórios. Todo o produção é natural, inclusive o tingimento e o tratamento para que o biofilme não absorva água e dura cerca de 3 semanas. Gislaine explica quais as vantagens do material.

SONORA

Segundo a professora que orientou o trabalho, o design hoje vai além da ideia de elaborar um produto, mas inclui a criação e adaptação de materiais, mudando a forma de as pessoas se relacionarem com o mundo. 

SONORA

Para saber mais. Acesse intervemdesign.com

 

Amanda Yargas