Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dia de finados deste ano vem mais amargo

Por Jornalismo. Publicado em 30/10/2020 às 17:19.

Dia 02 de novembro é dia de pensar naqueles que deixaram saudades. Mas neste ano, em que o mundo conheceu o coronavírus,  a data traz um gosto ainda mais amargo, misturado com medo e ansiedade. A reportagem é de Amanda Yargas.

Foto: Sergio Lima

O Dia de Finados é uma data de lembrar as pessoas queridas que se foram e nos fazem falta. Neste ano ela vem com um sentimento maior de distância, mas ao mesmo tempo nos liga através da sensibilidade humana, frente à tragédia marcada pelo coronavírus. 

Como lidar com a dor da ausência de pessoas queridas e desconhecidos em um ano com um número tão alto de vidas perdidas? E mais do que isso, o psicólogo Allan Martins Mohr, ainda lembra que os ritos normais de lidar com a morte e as formas naturais de acolhimento estavam suspensas por conta do risco de transmissão do coronavírus. 

SONORA

Ele considera que esse momento trouxe um sentimento mais recorrente de luto, mesmo quando quem se foi não era alguém próximo ou com quem se tinha contato.

SONORA

O psicólogo considera que, para ressignificar a morte e lidar com o sentimento de perda é necessário deixar o tempo fazer seu papel. 

SONORA

Amanda Yargas