Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dia Mundial da Água alerta para perda de água no Cerrado

Por Comunicação. Publicado em 22/03/2023 às 14:17.

Considerado “a caixa de água do Brasil”, o bioma que vem sendo cada vez mais desmatado, mostra cenários futuros de escassez hídrica. No Paraná, restam apenas 0,24% da área de Cerrado.

Por Fernanda Nardo

Nesta quarta-feira (22), é celebrado o Dia Mundial da Água, e o alerta é para o ritmo de exploração do cerrado no Brasil, que conforme estudos, pode perder 33,9% dos fluxos dos rios até 2050.  Um artigo publicado na revista científica internacional de sustentabilidade, analisou 81 bacias hidrográficas do Cerrado, no período entre 1985 e 2022. Segundo o levantamento, a diminuição da vazão foi constatada em 88% delas em virtude do avanço da agropecuária. No Paraná, o Cerrado ocupava originalmente cerca de 1% do território do estado. Atualmente, estima-se que restem apenas 0,24% da área, sendo que quase a metade está dentro de unidades de conservação. A destruição do Bioma no Estado aconteceu pelos mesmos motivos que nos outros estados: pressão gerada pelo avanço do desmatamento para agricultura, como explica o professor do Departamento de Geografia da UFPR, Pedro Fontão.

SONORA

O estudo também evidencia que mudanças do uso do solo provocam a redução da água em 56% dos casos. O restante (44%) está associado a mudanças climáticas. A pesquisa indica que o cultivo de soja, milho e algodão, assim como a pecuária, têm influenciado o ciclo hidrológico.

SONORA

Fontão explica o desmatamento do cerrado, afeta não só o local onde o bioma se encontra, mas o Estado como um todo.

SONORA