Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dia Mundial Sem Carne propõe novo hábito aos brasileiros

Por Jornalismo. Publicado em 19/03/2021 às 18:21. Atualizado em 22/03/2021 às 00:36.

Já pensou em ficar um dia sem comer carne? Uma iniciativa propõe aos consumidores esta experiência. O dia mundial sem carne traz benefícios e conscientização. Confira na reportagem

Uma pesquisa realizada pelo The Good Food Institute Brasil (GFI), em conjunto com o Ibope, mostra que metade dos brasileiros reduziu o consumo de carne nos últimos 12 meses. Com apenas um dia sem o consumo da proteína animal na dieta, já é possível diminuir os impactos gerados pela indústria de carnes no meio ambiente.

Ana Lesniowski é uma destas brasileiras e mudou recentemente seus hábitos de consumo e está reduzindo a ingestão de carne de origem animal.

SONORA

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), são mais de 30 milhões de pessoas que se declaram vegetarianas no Brasil. Além de veganos e consumidores de carne esporadicamente. A engenheira de alimentos, Erika de Almeida, explica que essa mentalidade melhora tanto o meio ambiente quanto a saúde das pessoas.

SONORA

O dia 20 de março é considerado o dia mundial sem carne, onde a proposta é fazer com que as pessoas experimentem essa mudança de hábito. Segundo a SVB, em um dia sem carne, é possível poupar 60 litros de água, 8 kg de grãos, e fazer com que 11 kg de CO2, ou gás carbônio, deixem de ser emitidos.

Jacqueline Luara da Silva Cabral é vegetariana há 13 anos, e acredita que essa atitude vai além do bem estar social e do meio ambiente.

SONORA

Para suprir a ausência de nutrientes da carne, é possível consumir produtos substitutos de origem vegetal.

Repórter Marinna Prota