Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Em Guaíra, autoridades se reúnem para debate conflitos entre indígenas e agricultores

Por Redação. Publicado em 18/01/2024 às 19:29.

Autoridades buscam soluções para conflito que deixou quatro feridos em 10 de janeiro

Por Marinna Prota

Uma audiência pública realizada na cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná, reuniu representantes de forças de segurança, do comércio e moradores para discutir a situação que envolve os recentes conflitos entre indígenas e agricultores na região. 

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, disse que o estado está em sinal de alerta e destacou a colaboração contínua entre as forças estaduais e nacionais para evitar novos confrontos. 

SONORA

O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, colocou a Guarda Municipal a disposição e disse que o principal objetivo é preservar vidas e evitar violência tanto na cidade quanto no campo.

SONORA 

O governador Ratinho Junior planeja uma reunião em Brasília com o ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), em busca de uma solução que beneficie ambas as partes, indígenas e agricultores. O ministro Fachin determinou a intervenção da Comissão Nacional de Soluções Fundiárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para buscar alternativas e revogou restrições à Funai, permitindo a continuidade do processo demarcatório da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira.  

O conflito, que ocorreu em 10 de janeiro, deixou três indígenas baleados e um pescador ferido. Integrantes da Força Nacional reforçam o policiamento no município.