Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Embrapa testa sistema integrado de carbono neutro com pecuária aliada à produção de celulose e papel

Por Jornalismo. Publicado em 05/08/2021 às 16:01.

Uma pesquisa da Embrapa vai avaliar a produção de carne associada ao cultivo de madeira para celulose e papel. A ideia é aumentar a renda dos produtores e garantir a certificação de carbono neutro.

 

Foto: Embrapa

Segundo a plataforma Climate Watch o Brasil é o sexto país do mundo em emissões de gases do efeito estufa. A agropecuária é responsável por 32% deste tipo de emissões no país, de acordo com o governo federal.

Uma das respostas para esse problema é a produção integrada. O sistema silvipastoril, que alia a pecuária e as florestas plantadas, já tem resultados muito benéficos para a produção de carne de baixo carbono, com o cultivo de madeira para construção civil, móveis, pisos e outros produtos, como explica Vanderley Porfírio-da-Silva, pesquisador da Embrapa.

SONORA

Agora, uma parceria entre a Embrapa e a Klabin, vai pesquisar a aplicabilidade desse modelo na produção de celulose e papel. 

Segundo o pesquisador, a produção de madeira para esta destinação demanda um número maior de árvores, diminuindo o espaço de pastagem e aumentando o sombreamento na área. Assim, o estudo vai identificar se a produção associada ainda seria vantajosa para ambas as cadeias produtivas e qual seria a densidade ideal de árvores plantadas. 

SONORA

Carlos Bernardi, gerente de negócios florestais da Klabin no PR, avalia que o modelo é focado na sustentabilidade e que pode trazer uma fonte de renda extra para os produtores rurais.  

SONORA

A iniciativa faz parte do programa “Plante com a Klabin”, e a pesquisa vai ter duração de sete anos. O projeto determina um preço mínimo para compra da floresta plantada, garantindo aos produtores participantes da pesquisa a rentabilidade do que foi produzido, independente dos resultados do estudo. Para mais informações acesse plantecom.klabin.com.br

 

Amanda Yargas