Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Empreendedorismo feminino cresce no Brasil

Por Comunicação. Publicado em 15/09/2022 às 11:39.

O número de mulheres à frente de negócios no país subiu para 10,1 milhões em 2021, alta de 34%. Confira a história de empreendedoras que colocaram seus propósitos em prática e hoje apoiam e inspiram também outras mulheres.

Por Fernanda Nardo

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios Contínua (Pnadc), o número de mulheres à frente de negócios no Brasil subiu para 10,1 milhões em 2021. Esse índice representa um aumento em relação aos levantamentos anteriores — no segundo trimestre de 2020, por exemplo, o número era de 8,6 milhões — e indica que mulheres estão à frente de 34% dos negócios no país. Para a engenheira Clarissa Souza, diretora da Flos Ambiental, o empreendedorismo é uma forma de construir e focar no seu propósito. Clarissa conta que sempre quis empenhar esforços em projetos voltados ao agronegócio, o que motivou ainda mais a sua jornada. Foi assim que abriu, em 2017, a Flos Ambiental, empresa que atua na prevenção de passivos ambientais.

SONORA

Passar pelo processo de abertura de uma empresa é algo custoso e que exige muito planejamento e comprometimento, como destaca Clarissa.

SONORA

A sócia-proprietária da startup voltada para alimentação natural de cães e gatos, a PetApertz, Fernanda Mendes Baruci, conta que a empresa que nasceu em 2019, com apenas duas proprietárias, hoje conta com três colaboradoras diretas e uma rede de parceiros indiretos. Ela explica que a empresa não busca apenas processos inovadores e crescimento no mercado, mas também se baseia em práticas sustentáveis.

SONORA

Para Fernanda, é preciso olhar o mercado de trabalho como um todo com olhos mais femininos, com a motivação de inspirar e também apoiar outras mulheres.

SONORA