Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Fim de ano: oportunidade para ensinar sobre consumo consciente

Por Comunicação. Publicado em 15/12/2022 às 08:00.

Nesta época do ano, quando damos e recebemos presentes, os pais podem aproveitar para falar sobre solidariedade, desinteresse pela materialidade e educação financeira.

Por Fernanda Nardo

As festas de fim de ano são boas oportunidades para praticar a solidariedade e evitar o consumismo. Vitrines decoradas e brinquedos que encantam estão por todas as partes nas semanas que antecedem o Natal. Para qualquer lado que as crianças olhem, há um apelo velado para o consumo. Nesta época do ano, quando damos e recebemos presentes, os pais podem aproveitar para ensinar sobre solidariedade, desinteresse pela materialidade e educação financeira. Afinal, é importante que os pequenos sejam envolvidos pelo espírito natalino e não apenas o foco em consumo como pontua o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Fernando Vargas.

SONORA

O especialista pontua que ninguém nasce consumista, mas, mesmo que de modo inconsciente, as crianças vivenciam isso desde muito jovens vendo. Ele pontua que o diálogo, o exemplo e uma educação financeira sem excessos, são aspectos que contribuem de forma  positiva para a construção de uma mentalidade mais altruísta e generosa.

SONORA

O apelo ao consumo passa por todas as idades, no entanto, as crianças estão mais vulneráveis a esta situação, como explica o especialista.

SONORA

Vargas pontua algumas práticas de consumo consciente que podem ser trabalhadas em conjunto com os pequenos.

SONORA