Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Gaeco cumpre mandados contra quadrilha que fraudava tributos no PR

Por Jornalismo. Publicado em 31/10/2019 às 18:33.

A Operação Azienda, do Gaeco, cumpriu mandados contra uma quadrilha que praticava fraudes fiscais por empresas de fachada e com sócios “laranjas”. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos chegue a R$ 43 milhões.

Foto: Divulgação MPPR

 

 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu 20 mandados de busca e apreensão para desmantelar um esquema de fraudes na emissão de notas fiscais em várias cidades do Paraná. A suspeita do Ministério Público do Paraná (MP-PR) é de que a quadrilha tenha causado um prejuízo de R$ 43 milhões aos cofres públicos. A operação, batizada de Azienda, aconteceu nesta quinta-feira. De acordo com o promotor do Gaeco, Tiago Lisboa, as investigações já duram dois anos e começaram a partir de uma denúncia da Receita Estadual. O esquema era bastante sofisticado.

Entre os alvos estão um servidor da Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa), empresários laranjas e contadores. Segundo o promotor foram praticados diversos crimes. sonora

De acordo com Gaeco, podem ocorrer prisões nos próximos passos da operação. Os mandados foram cumpridos em Medianeira, Londrina, Curitiba, Siqueira Campos, Sertanópolis, Ibiporã e Guaratuba, no Paraná, e no interior de São Paulo. Nesta quinta-feira foram apreendidos documentos, celulares e aparelhos eletrônicos que possam vincular os alvos da investigação às empresas fantasmas.

Repórter Alexandra Fernandes