Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Gaeco prende grupo criminoso que agia sob ordens de dentro dos presídios no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 26/09/2019 às 16:38.

O Ministério Público do Paraná e a Polícia Militar realizaram nesta quinta-feira uma grande operação para prender integrantes de uma forte organização criminosa que atuava em de dentro dos presídios do Estado. Os detalhes com o repórter Deividi Lira.

 

 

 

 

 

 

 

A Operação “En Passant” (An Passan), ocorreu de forma simultânea em dois presídios de Londrina, no norte do estado, e também na Penitenciária Estadual de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos dentro do próprio sistema prisional. Outros Sete nas casas dos investigados em 2 União da Vitória, General Carneiro, Porecatu, Ponta Grossa e em Prudentópolis. Ao todo foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão.

Os presos são suspeitos de pertencer a uma grande organização, responsável por diversos crimes dentro e fora dos presídios, como detalha o coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Leonir Batisti.

As investigações tiveram início há sete meses e são conduzidas pelo Núcleo do Gaeco em  Ponta Grossa, em conjunto com a Polícia Militar. De acordo com o coordenador estadual do Gaeco, os presos davam ordens aos outros membros da organização criminosa por telefone celular, que foi parar dentro dos presídios.

A Operação “En Passant” contou a participação do Batalhão de Operações Especiais, do Batalhão de Choque da Polícia Militar e do Serviço de Operações Especiais do Departamento Penitenciário do Estado.

Repórter Deividi Lira