Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Golpistas do Tinder no Brasil: como se proteger e reaver valores perdidos

Por Jornalismo. Publicado em 22/02/2022 às 18:33.

Golpes realizados através de plataformas de relacionamentos tem se popularizado no Brasil e no mundo. Saiba como os estelionatários atuam e quais os sinais de perigo. 

por Amanda Yargas

O documentário da Netflix “O Golpista do Tinder” conta a história de mulheres que conheceram um homem pelo aplicativo de relacionamentos e foram levadas a crer que tinham com ele relações próximas afetivas, de namoro ou amizade. O homem se aproximava das vítimas demonstrando uma vida de ostentação financeira e depois fingia estar sendo perseguido por concorrentes empresariais, que o estariam ameaçando de morte e pedia dinheiro emprestado às vítimas. Algumas mulheres chegaram a fazer empréstimos e ficaram em situação financeira complicada, já que ele gastava o dinheiro recebido com as próximas vítimas e não devolvia os valores. 

A advogada Glenda Gondim, explica que, pela lei brasileira, este tipo de comportamento é configurado como crime de estelionato.

SONORA

Já há casos semelhantes julgados no Brasil, como conta a advogada.

SONORA

Segundo a advogada, desde o ano passado os crimes de estelionato que usam as redes sociais como ferramenta tem uma pena maior, que varia de 4 a 8 anos de reclusão. Além disso, a vítima pode pedir ressarcimento de valor gastos ou empréstimos feitos para beneficiar o golpista. Glenda Gondim orienta quais atitudes e sinais podem ajudar a evitar cair neste tipo de golpe.

SONORA