Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Inclusão marca o Dia Mundial da Síndrome de Down

Por Comunicação. Publicado em 21/03/2022 às 14:00.

Celebrado nesta segunda-feira (21) a data reforça a importância de garantir que portadores da síndrome tenham as mesmas liberdades e oportunidades.

Por Fernanda Nardo

Inclusão é o tema escolhido este ano pela organização da Síndrome de Down do Reino Unido, para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado hoje (21). A data foi criada pela instituição em 2006, com o objetivo de celebrar a vida das pessoas com a síndrome e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades das demais. E também faz alusão à presença de três cópias do cromossomo 21 nas pessoas com a síndrome, em vez de duas, existentes nas demais. A presidente da Associação Reviver Down, Regiane Gimenes da Silva, diz que a data tem o objetivo de aumentar a conscientização pública.

SONORA

Para a administradora, Ana Claudia de Matos, mãe do Pedro de 14 anos, portador da síndrome de down, um dos principais desafios hoje é inserir essas crianças em escolas para alunos regulares, aqui no Paraná, por exemplo, ainda existem escolas especiais.  Para ela, a verdadeira inclusão está dentro da sociedade.

SONORA

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), da ONU, estabelece a “participação e inclusão plena e efetiva na sociedade” de todos os portadores de deficiência e das pessoas com síndrome de Down. Para Ana, é fundamental que a sociedade entenda que os portadores da síndrome devem ter seus direitos e capacidades reconhecidas, assim como Respeito, igualdade de oportunidades e possibilidade de amar e construir uma família.

SONORA

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 300 mil pessoas têm síndrome de Down no país.