Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Justiça eleitoral condena prefeito que usou verbas da educação para distribuir ovos de chocolate

Por Jornalismo. Publicado em 07/10/2020 às 16:02.

O prefeito de cidade no noroeste do estado foi condenado pela justiça eleitoral por distribuição de ovos de chocolate no município. Quem conta essa história cheia de detalhes curiosos é a repórter Amanda Yargas.

 

A Justiça Eleitoral condenou o atual prefeito de São Carlos do Ivaí, no noroeste do estado, José Luiz Santos (Solidariedade) por conduta vedada a agente público em ano eleitoral. O motivo foi a distribuição indiscriminada de ovos de chocolate a cidadãos, servidores e funcionários municipais, como explica Felipe Garcia, promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, instituição responsável pela representação contra o gestor público.

SONORA

Uma das alegações da gestão é que a distribuição de ovos de chocolates seria uma prática tradicional no município. Mas além de não ter previsão orçamentária também foi identificado um aumento expressivo entre a distribuição nos anos anteriores em relação a 2020, ano eleitoral. No primeiro ano de mandato, 2017 foram gastos 7mil e 500 reais e neste ano o valor investido foi de mais de 17 mil reais. E segundo o promotor a verba para esse gasto teria saído do Fundeb.

SONORA

A distribuição também foi feita pelo próprio prefeito o que caracteriza a pessoalidade da ação, como conta o promotor.

SONORA

As entregas foram feitas no mês de abril, já em época de pandemia e sem a utilização de máscara, o que vai contra as medidas restritivas editadas pela própria prefeitura.

SONORA

A decisão determinou multa, cassação do registro e do diploma e a inelegibilidade do prefeito por 8 anos. O José Luiz Santos divulgou um vídeo nas redes sociais justificando que a distribuição de ovos para as crianças do município é feita anualmente e que aconteceu fora do período de campanha. Ele explicou ainda que já apresentou defesa e reforçou que continua concorrendo à reeleição. Segundo o Ministério Público o recurso tem efeito suspensivo e garante a continuidade do prefeito no cargo e também na disputa eleitoral.

 

Amanda Yargas