Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Lavar as mãos evita em 25% as mortes por infecções respiratórias

Por Comunicação. Publicado em 21/10/2022 às 13:01.

Neste mês, é comemorado o Dia Mundial da Lavagem das Mãos; ação alerta para este ato simples, mas importante, que pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou mesmo intervenções médicas.

Por Fernanda Nardo

Neste mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, em dia 15 de outubro, com o objetivo de apoiar e fortalecer a cultura mundial de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância do ato e aumentar a conscientização sobre os benefícios dessa prática simples, mas tão importante. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, o hábito de lavar as mãos com frequência pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou mesmo intervenções médicas, além de reduzir em 50% as mortes por diarreia e 25% das mortes por infecções respiratórias agudas, como afirma o especialista em bacteriologia do LANAC, Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski.

SONORA

 

Marcos explica que as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos, sendo a pele um reservatório potente de bactérias, vírus e sujeiras em geral, com isso essa parte do corpo merece atenção redobrada na questão da higiene. Ele explica algumas técnicas que  ajudar a higienizar corretamente as mãos.

SONORA