Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

LGPD: Como equilibrar a segurança virtual com o orçamento reduzido nas pequenas e microempresas?

Por Jornalismo. Publicado em 30/03/2021 às 15:59.

Pequenas e Microempresas também precisam seguir a nova Lei Geral de Proteção de Dados. Mas como equilibrar a segurança com o orçamento reduzido?

Um levantamento feito pela Kaspersky, empresa de segurança virtual, apontou que cerca de 50% das Pequenas e Microempresas entrevistadas sofreram vazamento de dados por conta de ciberataques. Cerca de ⅓ tiveram, por conta disso, problemas de relações públicas com danos à imagem corporativa.
O advogado Guilherme Guimarães, especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, explica que essas empresas têm porte e funcionamento que dificultam a aplicação integral da LGPD, o que exige a simplificação dos procedimentos. Essas diretrizes ainda não estão definidas, mas um dos pontos que deve ser ajustado é a questão Data Protection Officer, ou “encarregado de dados”. Pela legislação, todas as empresas devem contar com um responsável por este setor, mas estes profissionais têm um custo elevado. Segundo o advogado uma saída é a terceirização tanto deste profissional, quanto da estrutura necessária.

SONORA

E como evitar outros ataques e proteger os dados das empresas e dos clientes? O advogado dá as dicas.

SONORA

 

Amanda Yargas