Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mais cinco cães usados em “rinha” em SP são resgatados no PR

Por Jornalismo. Publicado em 18/12/2019 às 13:11.

Mais cinco cães da raça pit bull foram resgatados nessa terça-feira, em um canil localizado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense. O canil pertence ao mesmo criador dos cães encontrados na rinha de cachorros em Mairiporã, na Grande São Paulo no final de semana. Na ocasião foram presas 41 pessoas. O dono do canil foi solto pela Justiça de São Paulo nessa segunda-feira. Confira os detalhes da operação dessa terça-feira na reportagem de Amanda Yargas.

Foto: PC/PR

 

 

5 cães treinados para brigar foram resgatados em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), nessa terça-feira. O resgate é um desdobramento da ação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, resgatou outros 19 cães e prendeu 41 pessoas no fim de semana em Mairiporã, no estado de São Paulo, depois receber uma denúncia anônima que levou a Polícia Civil a uma rinha de cachorros. Os organizadores fazem parte de uma quadrilha internacional e recebiam apostas no local e do mundo inteiro pela internet. Segundo o delegado Mateus Laiola, tanto os cães encontrados em São Paulo quanto os resgatados aqui no Paraná eram mantidos em condições extremas de maus-tratos

Além das condições em que os cachorros eram mantidos eles eram forçados a brigar até a morte. Havia inclusive um veterinário responsável por reanimar os animais e os cachorros que morriam durantes as brigas eram assados e servidos para os apostadores. Só que depois da audiência de custódia, nessa segunda-feira, 40 dos envolvidos foram soltos pelo juiz André Luiz da Silva da Cunha, que considerou que as ações não tinham gravidade suficiente para que eles permanecessem presos. Os acusados vão responder em liberdade por associação criminosa e maus-tratos contra animais, com agravante de morte, e por jogos de azar. Apenas um estrangeiro, que alugou o local para as rinhas, permanece em prisão preventiva. O delegado da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Mateus Laiola, disse que a decisão é frustrante.

Os testes feitos com os animais resgatados no fim de semana mostraram que eles estão com problemas nos rins e no fígado. Além de receberem pouquíssima água e comida, a suspeita é que tenham recebido anabolizantes. Outros 33 cães também foram encontrados nessa terça-feira na cidade de Itu, em São Paulo.  Os 5 pit bulls resgatados em São José dos Pinhais vão ser atendidos pelo instituto Fica Comigo. A presidente do instituto, Carla Negochadle disse que após serem tratados, esses animais precisam ser acolhidos e que são dóceis com seres humanos.

E quem não puder ajudar adotando um dos cachorros, pode ajudar de outra forma, como explica a presidente.

O contato do Instituto Fica Comigo é 41 99658 9535. 41 99658 9535. Para doações, o Banco é o Itaú Agência 3705 Conta 16254 dígito 7.

O CNPJ  é 24.688.523/0001-30.

 

Repórter Amanda Yargas