Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mais de 4.400 denúncias de maus tratos contra animais são registradas pelo 181

Por Redação. Publicado em 01/08/2023 às 13:32.

Os tutores enfrentam acusações de negligência e crueldade, enquanto o crime ocupa o segundo lugar em número de ocorrências da Polícia Civil.

Por Marinna Prota

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR), o Disque Denúncia 181 registrou 4.431 denúncias de maus-tratos a animais no primeiro semestre deste ano, frente a 5.536 casos em 2022.

Duas ações penais por maus-tratos foram apresentadas pelo Ministério Público do Paraná  (MPPR) em Curitiba nesta semana. O promotor de Justiça Sérgio Luiz Cordoni, explica que em um deles os tutores mantinham dois cachorros em condições precárias.

 SONORA

Já no segundo processo, um animal foi encontrado em uma pequena gaiola e sem água.

SONORA 

Além disso, outro caso de maus-tratos foi denunciado no início deste ano, envolvendo uma mulher que mantinha dois abrigos de cães e gatos em Curitiba. A Justiça determinou a proibição de receber novos animais e suspendeu suas atividades devido a denúncias de negligência extrema no tratamento dos cerca de 300 animais mantidos nesses locais.

Segundo o capitão André Henrique Soares, coordenador do Disque Denúncia 181, são situações como essa que destacam a importância das denúncias no combate ao crime de maus-tratos a animais.

SONORA 

O delegado da Polícia Civil do Paraná, Guilherme Dias, explica que os tutores denunciados são orientados para cumprirem exigências básicas para manter os animais em segurança. Caso as orientações não sejam seguidas e o tutor descumpra as medidas, a pessoa pode ser responsabilizada criminalmente.

SONORA 

De acordo com o delegado, apesar da redução nas denúncias, o crime de maus-tratos a animais ainda é o segundo com maior número de ocorrências no Paraná, ficando atrás apenas do tráfico de drogas.

SONORA

Caso alguém presencie ou tenha conhecimento de maus-tratos a animais no estado, é possível denunciar pelo site da Polícia Civil ou anonimamente pelo número 181.