Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mais de 70 animais silvestres são resgatados de situação de maus-tratos em clínica veterinária em Curitiba

Por Redação. Publicado em 07/01/2020 às 11:26.

Mais de 70 animais silvestres foram resgatados de uma clínica veterinária em Curitiba nessa segunda-feira. Eles eram mantidos no local de forma inadequada, sem autorização e com evidências de maus-tratos. Confira a reportagem de Amanda Yargas.

Foto: Divulgação

 

 

 

 

Cobras, lagartos, araras, periquitos, papagaios, corujas, macacos. Pode parecer que falamos da selva, ou até mesmo de um zoológico, mas essa coleção de animais silvestres era mantida por um casal de veterinários em uma clínica no bairro do Batel, em Curitiba. Os animais, que não tinham documentação, eram mantidos sob maus tratos e havia inclusive um periquito morto, como conta o Delegado Mateus Laiola, responsável pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

A hipótese da polícia é de que casal mantinha os animais como sendo de estimação já que não foram encontrados indícios sobre a venda dos bichos, como explicou o delegado.

Os dois médicos veterinários foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante pelos crimes ambientais de maus tratos e manter animais silvestres em cativeiro. A Polícia chegou ao local por meio de uma denúncia anônima. Machucar, mutilar, fazer participar de espetáculos que causem stress ou sofrimento e envenenar são comportamentos óbvios de maus tratos. Mas também se enquadram nessa situação os casos em que se mantém animais em locais sem luminosidade, sem condições básicas de higiene, permanentemente acorrentados, sem água e comida na quantidade adequada ou não procurar atendimento veterinário quando necessário. Se você sabe de alguma situação irregular envolvendo animais ligue para o Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública, o telefone é o 181 e a ligação é gratuita.

Repórter Amanda Yargas