Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mercado de trabalho pós-covid exige adaptação e flexibilidade

Por Jornalismo. Publicado em 22/05/2020 às 09:00.

A maior parte das empresas paranaenses está funcionando. Mas o isolamento social exigiu adaptações e algumas mudanças vieram para ficar. Sendo assim, empresas e profissionais precisam se reinventar para se manter no mercado. Confira.

Foto: Getty Images

 

 

Quase 90% das empresas que emitem documentos fiscais estavam funcionando no Paraná na semana passada. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria da Fazenda em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes.

Apesar da aparente normalidade, a especialista em mercado de trabalho Jocely Burda considera que as empresas já estão se adaptando e que as relações com clientes e funcionários vão ser diferentes mesmo depois da pandemia.

ÁUDIO

Na questão estrutural, vários negócios adotaram o home office. E depois da dificuldade inicial de implementação, a especialista considera que agora muitos não vão precisar retornar às sedes físicas.

ÁUDIO

Na questão do quadro de funcionários, a especialista em mercado de trabalho Jocely Burda reforça que o prazo médio de permanência nas empresas atualmente é de cinco anos e as gerações mais jovens não aceitam mais chefias com postura autoritária. E ela acredita que a experiência do isolamento social vai reforçar esta tendência.

ÁUDIO

Por outro lado, também é esperado que haja um novo perfil de colaboradores, mais dinâmicos e flexíveis.

ÁUDIO

 

Repórter Amanda Yargas