Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mulheres discutem as dificuldades das indígenas em ocupar cargos eletivos

Por Comunicação. Publicado em 15/06/2022 às 11:13.

Nas ultimas eleições municipais foram eleitos 230 candidatos que se identificavam como representantes dos povos originários, as mulheres indígenas eleitas representavam apenas 13% deste total.

Por Fernanda Nardo

De olho na participação de mulheres na política, a bancada feminina da Câmara dos Deputados, discutiu as dificuldades específicas das mulheres indígenas em ocupar cargos eletivos. Nas ultimas eleições municipais, quando escolhemos prefeitos e vereadores, foram eleitos 230 candidatos que se identificavam como representantes dos povos originários e as mulheres indígenas eleitas representavam apenas 13% deste total. A atuação política das mulheres indígenas tem crescido, mas enfrenta alguns obstáculos como o racismo e violência política de gênero, é o que destaca a primeira mulher indígena a ser eleita para a Câmara dos Deputados e única indígena presente no Congresso atual, a deputada indígena Joenia Wapichana, da Rede-RR.

SONORA

A representante do Núcleo de Inclusão e Diversidade do Tribunal Superior Eleitoral, Samara Pataxó, falou sobre algumas das dificuldades das mulheres indígenas para chegar aos cargos eletivos.

SONORA

A líder indígena no Amazônia, Vanda Witoto, ressaltou que a região tem a maior população indígena no Brasil, mas sem a representação adequada no parlamento.

SONORA

Para ampliar as candidaturas, a deputada indígena Joenia Wapichana defende ainda que sejam instituídas cotas do fundo eleitoral específicas para mulheres indígenas. Segundo ela, essas mulheres podem agregar valores que hoje faltam no meio político, como responsabilidade com recursos naturais, com a coletividade e sentimento de humanidade.