Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Neurociência: gestão emocional e produtividade

Por Redação. Publicado em 09/01/2023 às 08:00.

A busca é por uma gestão que priorize o potencial humano, a criatividade, o respeito pelas limitações, e a ampliação da produtividade.

Por Flávia Consoli

 

A partir do momento em que o dia começa, também se dá início à prática de gerenciar tarefas. É necessário estar disposto a cumprir as metas diárias, unindo necessidades pessoais e profissionais. Sabemos que manter a produtividade no trabalho é fundamental para se destacar, mas muitas vezes não estar bem emocionalmente pode comprometer o rendimento. A neurociência trabalha a gestão de emoções, uma habilidade essencial no mercado de trabalho. O neurocientista, Julio Luchmann, explica esse conceito: afinal, o que é a gestão emocional?

SONORA

O estudo da neurociência tem sido cada vez mais aceito e adotado por empresas que buscam inovação. Dados da OMS de 2020, indicam que o investimento com a saúde mental de colaboradores atingiu 3 trilhões de dólares em todo mundo. Os principais benefícios da neurociência aplicada são: ganho de produtividade e engajamento estratégicos para líderes e liderados e melhora do clima organizacional.

SONORA

Mas o que a gestão da emoção tem a ver com produtividade na prática? Como o profissional pode avaliar seu comportamento e dar passos em direção à assertividade nesse campo?

SONORA

Nos últimos anos, a neurociência tem sido evidenciada dentro do mundo corporativo. Trazer uma visão diferenciada da gestão de pessoas. A busca é por uma gestão que priorize o potencial humano, a criatividade, o respeito pelas limitações, e a ampliação da produtividade.

SONORA

O caminho para alcançar esse objetivo envolve investimentos e técnicas que fortaleçam as capacidades do time, e ajudem os trabalhadores a se tornarem uma equipe de alta performance. Líderes tem papel fundamental nesse processo.

SONORA

Alcançar resultados, ser produtivo são metas importantes e desafiadoras. Fazer com que isso funcione em sua integralidade de forma saudável e equilibrada é possível, e só traz benefícios às empresas e colaboradores.

 

*Julio Luchmann possui graduação em Filosofia, é mestre em Educação e professor de Neurociência pela PUC-PR. Graduando em Nutrição, especialista em psicopedagogia, habilidades gerenciais, fitoterapia, neurociências e nutrição clínica. Doutorando em Naturopatia pela Saint Thomas University (EUA). Diretor da Orez Desenvolvimento Humano e Orez Educação. Atua como fitoterapeuta clínico e consultor de Saúde Integral Sistêmica.