Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O que está por trás da alta de distúrbios mentais em jovens?

Por Comunicação. Publicado em 25/03/2024 às 14:11.

Uma em cada dez crianças e jovens em todo o mundo vive com pelo menos um transtorno mental diagnosticável, aponta estudo.

Por Fernanda Nardo

A prevalência de distúrbios mentais em jovens tem sido uma preocupação crescente em todo o mundo nas últimas décadas. Uma análise baseada em dados do Global Burden of Disease Study (GBD) de 2019 revela que os transtornos mentais pesam sobre a vida da população entre 5 e 24 anos. Uma em cada dez crianças e jovens desta idade em todo o mundo vive com pelo menos um transtorno mental diagnosticável. Conforme a pesquisa, os homens são mais propensos a sofrer de problemas de alcoolismo ou abuso de drogas, enquanto a ansiedade, a depressão ou os distúrbios alimentares são mais prevalentes entre as mulheres. Quando se fala em saúde mental, é normal relacionar a pandemia como uma das principais causas, no entanto, conforme o psiquiatra do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR Deivisson Vianna , a mudança já estava em preparação antes disso.

SONORA

Para o especialista é fundamental promover uma cultura de abertura e aceitação e acolhimento, para que os jovens se sintam confortáveis em buscar ajuda quando necessário. Ele também destaca o papel do coletivo, que vai além da virtualização das relações.

SONORA

É crucial que os jovens tenham acesso a recursos e apoio adequados para cuidar de sua saúde mental. Isso inclui serviços de aconselhamento, programas de prevenção e conscientização nas escolas, e o apoio de familiares e amigos. A busca por ajuda psicológica através da terapia é um passo significativo na direção do autocuidado emocional, como pontua a psicanalista Vera Alves.