Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O que muda com a proposta que regulamenta trabalho em aplicativos?

Por Redação. Publicado em 05/03/2024 às 21:44.

Proposta que tramita em Brasília visa garantir remuneração mínima e benefícios previdenciários 

Por Marinna Prota

A disputa judicial entre trabalhadores e empresas de tecnologia que promovem empregos por meio de aplicativos, como o Ifood, Uber e 99, é grande. São milhares de processos que pedem que indenizações sejam pagas para quem trabalha acima da carga horária normal, não possui direitos da previdência assegurados e em caso de acidentes pode acabar no prejuízo.

O projeto que tramita em Brasília desde o início da semana busca regularizar diversos aspectos do trabalho por aplicativo.

O especialista em administração e professor de pós-graduação no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Fabrício Pelloso, destaca a importância dessas mudanças, apontando que essa é uma situação crucial para o futuro do trabalho no Brasil, considerando o crescente número de trabalhadores nesse setor. 

SONORA

O projeto, enviado ao Congresso Nacional em regime de urgência, prevê uma remuneração mínima por hora trabalhada e a contribuição dos motoristas com o INSS através das plataformas digitais. Pelloso menciona que a União Europeia já adotou medidas semelhantes para garantir direitos sociais e trabalhistas aos trabalhadores de aplicativos, o que serve como referência ao Brasil.

SONORA

A proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado, antes que possa ser sancionada pelo governo federal.