Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação da PF cumpre 17 mandados contra suspeitos de golpes financeiros no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 28/07/2022 às 17:09.

A Polícia Federal deflagrou a Operação Traders nesta quinta-feira (28) e foi em busca de criminosos que aplicavam golpes financeiros no Paraná e em outros estados.

Por Marinna Prota

O grupo criminoso arrecadou mais de R$200 milhões. O dinheiro da quadrilha vinha de pessoas que queriam aplicar o dinheiro na bolsa de valores e foram enganadas com a promessa de lucros acima dos 6% ao mês. O esquema envolvia pessoas no Paraná e em São Paulo e era investigado desde 2021 pela Polícia Federal.

Para tentar desarticular o grupo, a PF realizou uma operação nesta quinta-feira (28) para cumprir mandados de busca e apreensão em cidades paranaense e no estado de São Paulo. A sede da empresa comandada pelos criminosos fica em Umuarama, no noroeste do Paraná. 

Segundo o delegado da Polícia Federal, Rafael Favreto Machado, o esquema funcionava também como uma espécie de pirâmide.

SONORA

A polícia informou que o grupo usava 22 empresas que não eram autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar. Os agentes da PF identificaram filiais das supostas empresas que faziam os investimentos na bolsa em cidades da região da fronteira, como Umuarama, Douradina e Guaíra.