Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação do Gaeco e PM mira presos que cometiam crimes dentro e fora dos presídios do Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 31/07/2019 às 19:12.

 

O Ministério Público do Paraná e a Polícia Militar realizaram nesta quarta-feira uma grande operação para prender integrantes de uma forte organização criminosa que atuava em diversos estados, de dentro dos presídios. As informações com o repórter Deividi Lira.

Foto: Gaeco

 

 

 

 

A Operação Sicário ocorreu de forma simultânea em 38 cidades do Paraná, a maioria na região de Londrina, no norte do estado, e também em Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco e em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Foram cumpridos 68 mandados de prisão preventiva. Desses, 34 de pessoas que já estavam presas em penitenciarias e delegacias e 80 mandados de busca e apreensão. As investigações do Gaeco tiveram início há um ano e meio. Os presos são suspeitos de pertencer a uma grande organização, responsável por diversos crimes dentro e fora dos presídios, como detalha o promotor do Gaeco, Jorge Fernando Barreto da Costa.

Também do Núcleo do Gaeco de Londrina, o promotor Leandro Antunes Machado, revela como a organização criminosa agia.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão, um suspeito foi baleado na perna por um policial em Londrina. De acordo com a Polícia Militar, esse homem foi ferido ao tentar sacar a arma do agente. O suspeito foi socorrido e, depois de receber atendimento médico, foi levado para a sede do Gaeco.

Segundo a PM e o Ministério Público, esta é maior operação realizada no Paraná contra organizações criminosas.

300 agentes de segurança participaram da ação, entre promotores de Justiça, policiais civis, militares e agentes penitenciários de diversas unidades do estado.

Repórter Deividi Lira.