Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná recebe primeira unidade móvel para monitoramento eletrônico de presos com tornozeleira

Por Redação. Publicado em 06/12/2023 às 11:16.

Veículo será utilizado pela primeira vez na operação verão 2023/2024.

Por Marinna Prota

O Paraná recebeu da Justiça Federal um furgão equipado para a fiscalização e monitoramento de presos que estão em regime de pena com tornozeleiras eletrônicas. Este é o primeiro veículo deste tipo no país e teve um investimento de R$400 mil. A unidade móvel será utilizada pela primeira vez durante a Operação Verão Maior Paraná Seguro, realizando o controle das áreas dos municípios litorâneos do estado e ampliando a supervisão territorial dos monitorados. Para o chefe da Divisão de Monitoração Eletrônica da Polícia Penal, Cláudio do Carmo Xavier, que participou do projeto da unidade móvel, o veículo vai auxiliar a polícia a reduzir ainda mais os índices de descumprimento de medidas impostas pelo judiciário.

SONORA

A unidade móvel terá foco no atendimento de monitorados de Curitiba, região metropolitana e litoral do estado, onde a Polícia Penal do Paraná (PPPR) possui 5 mil apenados em monitoramento eletrônico. Mas o veículo também prestará apoio a operações de grande porte e pontuais no interior.

O diretor de segurança penitenciária da PPPR, João Paulo Schlemper, revela que essa é uma evolução da segurança pública e que a unidade demonstra o avanço da instituição.

SONORA

Segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o Paraná possui o maior centro de atendimento à pessoa monitorada do Brasil, com aproximadamente 14.200 apenados ativos em supervisão. Para o atendimento completo de todo o público monitorado, a divisão conta com nove Postos Avançados de Monitoração (PAM), um em cada regional administrativa da PPPR, além disso de 13 extensões dos postos, totalizando 22 unidades de atendimento. Nesses locais são realizados manutenção e inspeção de tornozeleira eletrônica (troca de bateria ou de aparelho), atendimento presencial, telefônico e online, além dos encaminhamentos e assistência nas áreas jurídica, social, pedagógica, e psicológica dos monitorados através do Núcleo de Atendimento à Pessoa Monitorada (Nupem).