Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná recebe seminário para discutir violência política de gênero

Por Comunicação. Publicado em 22/02/2024 às 14:05.

Evento promovido pelo TRE-PR será na próxima segunda (26) e contará grandes nomes do cenário nacional, entre elas, a ministra Cármen Lúcia (STF); Intenção é buscar estratégias para prevenção e erradicação dessa forma de violência que as afasta da esfera política, enfraquecendo a democracia.

Por Fernanda Nardo

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Governo do Estado e a OAB-PR, promovem na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, o Seminário sobre violência política de gênero: precisamos falar sobre isso. Segundo dados da União Parlamentar, num ranking mundial de 193 países, o Brasil está em 134º posição quando o assunto é a participação feminina na política. As mulheres encaram barreiras ao se candidatarem, e uma delas, é a violência política, como destaca Flavia da Costa Viana, integrante do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná.

SONORA

Flavia pontua que a violência de gênero na política está mais presente do que se supõe, prejudicando o mandato daquelas que foram eleitas pelo povo e afastando a mulher da vida política.

SONORA

A disparidade na esfera política se dá dentro do próprio recorte de gênero, no qual, ainda há menos espaços para mulheres trans, negras, indígenas, quilombolas e deficientes, como reforça a especialista.

SONBOIRA

Neste sentido, o seminário sobre violência de gênero na política, busca encontrar estratégias para prevenção e erradicação dessa forma de violência contra as mulheres.

SONORA

Entre as palestrantes confirmadas, estão a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e a coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Procuradoria-Geral Eleitoral, Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento. As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola de gestão do Governo do Estado do Paraná.