Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem mais de 90 mil registros de armas ativos; proprietários têm 60 dias para cadastramento na PF

Por Jornalismo. Publicado em 01/02/2023 às 18:11.

Uma medida publicada pelo governo federal prevê um novo cadastramento de armas no país.

Por Marinna Prota

O estado do Paraná está entre os três maiores centros de posse e porte de armas do país. Em 2021, a Polícia Federal (PF) tinha em seus registros 90.218 armas legalizadas e em situação regular. No entanto, uma estimativa do Fórum da Segurança Pública aponta que uma em cada três armas estão com situação irregular nesse cadastro. Agora, uma medida publicada pelo governo federal no Diário Oficial da União, prevê que todos os proprietários de armas devem realizar um cadastro junto à Polícia Federal.

O procedimento tem prazo de 60 dias para ser feito e abrange tanto armas de caçadores, atiradores e colecionadores, que compõem o grupo de CACs, quanto de profissionais que possuem armamento de uso restrito. O cadastro deve ser feito informando dados do proprietário e do dispositivo. No caso do uso restrito é preciso agendar um horário e apresentar a arma pessoalmente em uma delegacia da PF.

Caso o prazo de cadastramento não seja cumprido, a pessoa pode perder o direito de posse e porte da arma e ter o armamento apreendido.