Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem semana de conscientização sobre a alienação parental

Por Jornalismo. Publicado em 25/04/2022 às 17:39.

Combate à tentativa de afastamento da criança de um dos pais pelo outro é tema de campanha no estado.

por Amanda Yargas

A última semana de abril no Paraná é dedicada à conscientização sobre a alienação parental. A ideia é que campanhas possam combater o problema e orientar pais e familiares sobre como identificar situações que se enquadrem nesta condição. O termo alienação parental se refere a uma tentativa de afastar a criança ou adolescente de um dos genitores, incluindo  o impedimento ou a criação de dificuldades para o contato com os filhos, a mudança para um cidade distante sem justificativa e denúncias falsas de abusos. As ações podem se estender também à família, tanto como vítima como quanto agentes da alienação. A deputada estadual Maria Victoria (PP), autora da lei que instituiu a semana de conscientização, conta que a ideia é evitar que este tipo de situação aconteça. 

SONORA

A psicóloga Ana Lúcia Henriques explica que a alienação parental pode provocar traumas e mudanças de comportamento nas crianças e adolescentes. 

SONORA

No Paraná, o Poder Judiciário promove mensalmente oficinas de parentalidade no Núcleo de Conciliação e Mediação das Varas de Família. A ideia é ajudar pessoas com processos relacionados à alienação parental a lidar com o problema evitando prejudicar os filhos. Em casos graves, o pai ou mãe que faz a alienação parental pode perder a guarda da criança ou adolescente. No entanto, a proposta é sempre tentar primeiro uma mediação para evitar que os filhos passem por uma situação mais difícil e traumática.