Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paranaenses perto do prazo para aposentadoria deve se atentar a mudanças em 2024

Por Redação. Publicado em 16/02/2024 às 07:54.

Reforma da previdência impõe alterações anuais

Por Marinna Prota

Os paranaenses prestes a se aposentar em 2024 devem se atentar às mudanças nas regras do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). Desde a aprovação da Reforma da Previdência em 2019, o cenário tem sido marcado por mudanças graduais. Este ano, houve novamente o aumento no tempo de contribuição, na idade mínima e na pontuação necessária para garantir o benefício, com a prática do chamado pedágio.

A advogada especialista em Direito Previdenciário, Janaína Braga, explica quais as mudanças e os novos critérios que devem ser observados para garantir a aposentadoria.

SONORA

Outras mudanças dizem respeito à regra de transição da idade mínima progressiva.

SONORA

O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que o direito à aposentadoria se concretiza quando o trabalhador atinge as condições necessárias, independentemente da data do pedido ao INSS. Por outro lado, para aqueles que iniciaram as contribuições após a reforma, as novas regras de 2019 se aplicam. 

A documentação necessária para aposentadoria inclui itens como documento de identificação, CPF, comprovante de endereço, carteira de trabalho, e extrato do CNIS.