Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Programa vai deixar escolas do Paraná autossuficientes na geração de energia

Por Jornalismo. Publicado em 27/09/2019 às 16:06.

Um projeto da iniciativa privada com o Governo do Paraná vai deixar pelo menos 180 escolas do estado  autossuficientes em energia, com a instalação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar.

Foto: Isabella Mayer/SMCS

 

 

 

 

 

 

 

Um projeto vai fazer a readequação energética e a instalação de placas fotovoltaicas para que 180 escolas do Paraná gerem 100% de toda a energia necessária para a operação, tornando-as autossuficientes. A iniciativa faz parte do Programa Zero Energy do GBC Brasil, em parceria com o governo do estado. O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos que está à frente das discussões relacionadas às iniciativas sustentáveis entre construções no país. A proposta é inédita e vai se estender a seis municípios do estado.

Segundo o executivo do GBC Brasil, Felipe Faria, a potência dos painéis fotovoltaicos será de nove megawatts. A estimativa é de que a economia chegue a quase nove milhões e meio de reais, logo no primeiro ano de operação.

E apesar das condições do clima, o estado tem potencial para este tipo de energia.

Quando tiver os 180 prédios em condições de geração própria de energia, o Paraná vai ficar apenas atrás da Califórnia como o estado com mais escolas autossuficientes em todo o mundo. O estado, no oeste norte-americano, soma atualmente trezentas escolas com o mesmo perfil do projeto. A expectativa é de que as concorrências sejam aberta antes do período eleitoral, no ano que vem, e antes do prazo de impedimento legal, em que os municípios são vetados de contratar com a iniciativa privada. A intenção é ampliar o projeto para quatro mil escolas do Paraná.

Repórter Alexandra Fernandes