Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quase 12 mil paranaenses vivem em situação de rua

Por Redação. Publicado em 12/12/2023 às 22:19.

Dados do Cadastro Único revelam crescimento de 27% no número de pessoas sem moradia no estado.

Por Marinna Prota

Novos números divulgados pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal revelam que 11.959 paranaenses estão vivendo em situação de rua, representando um aumento de 27% em relação ao ano passado. Esse número significa que uma em cada 957 pessoas no estado não possui moradia.

O defensor público e coordenador do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos, Antonio Vitor Barbosa de Almeida, destaca a necessidade de enfrentar a questão de forma holística, e uma abordagem integrada, considerando a complexidade das causas que levam as pessoas à situação de rua.

SONORA

Um levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) destaca que problemas familiares e desemprego são as principais razões apontadas para que as pessoas fiquem em situação de rua.  

O defensor público explica que promover ações integradas é essencial para lidar com a crise crescente.

SONORA

A pesquisa, disponibilizada pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), mostra que, em todo o Brasil, 229.038 pessoas estão cadastradas como vivendo em situação de rua, com um crescimento de 30,4% em um ano. O Paraná é o quarto estado com o maior número de pessoas nessa condição. Em Curitiba, 3.487 pessoas estão em situação de rua, representando 29% do total no estado, com um aumento de 27% em um ano.