Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Queda nas denúncias acende alerta para maior atenção com crianças vítimas de violência

Por Jornalismo. Publicado em 09/10/2020 às 17:54.

Durante a pandemia as crianças e adolescentes estão mais vulneráveis a violências em casa. E com o isolamento social, fica mais difícil identificar estes casos.

 

 

Enquanto o número de denúncias de violência contra a mulher dentro de casa aumentou na pandemia, no mesmo período, as denúncias de maus tratos a crianças e adolescentes no disque 100 caiu em quase 20%. A médica pediatra e psicanalista Luci Pfeiffer, coordenadora do programa Dedica, de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, mantido pelo Amigos Hospital de Clínicas e que atende crianças e adolescentes vítimas de violência, considera essa estatística preocupante. 

SONORA

Segundo a coordenadora, o isolamento deixa crianças e adolescentes mais vulneráveis à situações de violência. 

SONORA

Para ela, a suspensão das aulas presenciais faz com que elas tenham menos apoio e proteção contra abusadores físicos, psicológicos ou sexuais. 

SONORA

Caso você perceba situações de agressão ou mudanças no comportamento de uma criança que possam indicar que ela esteja sofrendo algum tipo de violência denuncie. O canal nacional é o disque 100 e aqui no Paraná as denúncias podem ser feitas também pelo telefone 190 ou pelo aplicativo da Polícia Militar do Paraná o 190 PR.

 

Juliana Sartori