Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Reforma Tributária é aprovada no Senado com votação dividida entre senadores paranaenses

Por Redação. Publicado em 09/11/2023 às 19:46.

Senado Federal aprova reforma tributária e encaminha para a Câmara dos Deputados

Por Marinna Prota

O Senado Federal aprovou a Reforma Tributária, com 53 votos a favor e 24 contrários. O texto segue agora para análise na Câmara dos Deputados. Para que o texto fosse aprovado, eram necessários 49 votos, representando três quintos dos 81 senadores, e o placar permaneceu igual nos dois turnos da votação.

Os senadores Sérgio Moro (União) e Oriovisto Guimarães (Podemos) da bancada paranaense se posicionaram contrários à medida. Moro afirmou que o texto prevê desvantagens ao estado do Paraná.

SONORA

O senador Oriovisto Guimarães, disse que a reforma vai afetar a arrecadação de estados e municípios negativamente.

SONORA

Já o senador Flávio Arns (PSD) votou a favor da PEC, de acordo com ele, para promover uma mudança necessária no esquema tributário do país.

SONORA

Alexandre Tortato, advogado especialista em Direito Tributário explica que a PEC agora segue para a Câmara dos Deputados, devido às mudanças realizadas pelo Senado Federal. Segundo Tortato, a Câmara terá a oportunidade de revisar e, possivelmente, incluir novas alterações no texto. 

SONORA

De acordo com o especialista, se a PEC for aprovada em 2023, será promulgada e vai entrar em vigor de acordo com as disposições previstas nela. 

SONORA