Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sanepar faz limpeza das margens do Nhundiaquara e recolhe meia tonelada de lixo

Por Jornalismo. Publicado em 27/01/2022 às 11:58.

Além da coleta de lixo nas praias, neste ano a Sanepar está fazendo a limpeza e ações de conscientização também de outros pontos do litoral.

por Amanda Yargas

A Sanepar coletou cerca de meia tonelada de lixo desde o início do ano em Morretes, no Litoral do estado, nas margens do Rio Nhundiaquara e de seus afluentes. A maior parte do que foi recolhido nos 2,4 quilômetros eram materiais plásticos Além da coleta de materiais, também foram distribuídas sacolas de lixo para os visitantes da feirinha de artesanato de Morretes. 

O Rio Nhundiaquara tem importância histórica, econômica, turística e de lazer para o Litoral paranaense. Sua nascente está no Parque Estadual do Marumbi, seguindo em alguns trechos paralelo à Estrada da Graciosa. Depois de atravessar Morretes, o Nhundiaquara passa por Antonina e deságua no mar. 

A coleta de resíduos às margens do Nhundiaquara aconteceu em duas ações realizadas pela Sanepar em janeiro em caráter experimental. Em fevereiro, a ação vai ser estendida à cidade de Guaraqueçaba, incluindo a Ilha das Peças e a de Superagui.

 A companhia faz a coleta diariamente nas praias do Paraná. Desde o início da temporada, a Sanepar já retirou mais de 400 toneladas de resíduos das areias das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal, numa média de 12 mil quilos de lixo coletados por dia. Nas praias, a ação inclui limpeza, varrição e separação de resíduos num trecho de 48 km.