Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Segue para sansão projeto que prevê peixe na merenda escolar

Por Comunicação. Publicado em 09/11/2023 às 11:17.

Quase 1 milhão de alunos do Paraná terão a oportunidade de consumir diferentes tipos de pescados ao menos uma vez na semana.

Por Fernanda Nardo

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta terça (07), o projeto que prevê a inserção de peixe no cardápio da merenda escolar, ao menos uma vez na semana, nos mais de 2.100 colégios da Rede Estadual de Ensino do Paraná. O deputado estadual Luiz Fernando Guerra, autor do projeto, destaca que atualmente, embora o estado seja o grande produtor de pescados do Brasil, especialmente de tilápias, muitas famílias não tem condições ou o hábito de consumir peixe com frequência, o que torna o acesso ao produto mais difícil. Com a inserção do peixe na merenda, quase 1 milhão de jovens terão a oportunidade de consumir diferentes tipos de pescados ao menos uma vez na semana.

SONORA

A criação comercial de tilápias, por exemplo, acontece em 363 dos 399 municípios e Nova Aurora, no oeste do estado, é a líder no ranking de produção, representando 13,82% do total. Em 2022, a negociação de tilápia paranaense aconteceu com 34 países, sendo os Estados Unidos o maior comprador do peixe. Já aprovado por todas as comissões responsáveis e pelo plenário da ALEP, o projeto segue agora para sanção do Governador Ratinho Júnior. A resposta deve sair em 15 dias úteis.