Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Temperaturas ultrapassam os 30°C no Paraná, especialistas alertam sobre sobre cuidados com a saúde

Por Redação. Publicado em 21/09/2023 às 16:19.

Sesa emite alerta sobre cuidados com a saúde em meio a onda de calor no estado.

Por Marinna Prota

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou temperaturas acima dos 30°C em diversas regiões do estado durante a semana, com previsão de que o cenário se mantenha nos próximos dias. Com a umidade relativa do ar em baixa, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) do Paraná destaca a importância de medidas preventivas para evitar fadiga, desidratação e quedas na pressão arterial.

De acordo com a nutricionista da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física da Sesa, Cristina Klobukoski, a quantidade de água que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa, levando em conta fatores como idade, peso, atividade física, clima e temperatura ambiente. 

SONORA

Especialistas também destacam a importância de ingerir alimentos mais leves e com menos gordura nos dias mais quentes, é o que explica Marcella Oliveira, nutricionista dos Hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru no Paraná.

SONORA

Francisco Maia, médico cardiologista, explica que em períodos mais quentes é comum a queda da pressão arterial, e recomenda alguns cuidados.

SONORA

A recomendação do médico para os dias mais quentes é evitar principalmente a exposição ao sol.

SONORA

A onda de calor, que começou no último sábado, é resultado do ar seco e do transporte de ar quente da região Amazônica para o estado, elevando as temperaturas em todas as regiões do Paraná.