Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Toque de recolher faz diminuir número de crimes e acidentes

Por Jornalismo. Publicado em 15/12/2020 às 12:28.

Segundo dados da PM-PR, o toque de recolher fez diminuir o número de crimes e acidentes no Paraná. Medida desocupa leitos de UTI nos hospitais e os libera para serem usados por pacientes com covid-19.

As informações com Juliana Sartori.

Segundo dados da Polícia Militar do Paraná, todos os índices de acidentes e crimes tiveram queda no número de registros desde que o toque de recolher foi implantado no Estado. Com a medida, está proibida, desde o dia 3 de dezembro, a circulação de pessoas das 11h da noite às 5h. Também foi proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas no período.

Nos primeiros dez dias com o toque de recolher em vigência, somente o número de acidentes de trânsito teve queda de 39%, o que impacta diretamente na ocupação de leitos hospitalares do estado. O objetivo do governo estadual era justamente diminuir o número de leitos de UTI ocupados por vítimas de acidentes de trânsito para que fossem utilizados para pacientes com covid-19.

O subcomandante da PM no Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, afirma que o impacto da medida está sendo positivo e ele aposta na manutenção do toque de recolher até o final do ano.

SONORA

Além dos acidentes, desde que o toque de recolher foi implantado, os furtos durante a madrugada caíram 26%, os casos de roubo 27%. Segundo a PM, houve também queda no número de casos registrados de violência doméstica. Foram 307 casos de 23 de novembro a 2 de dezembro, e 262 casos nos dez dias seguintes, uma redução de 14%.

SONORA

Teixeira também afirma que existe uma grande preocupação em relação às festas de final de ano no litoral, onde muitos turistas já têm frequentado sem os cuidados necessários.

SONORA

Repórter Juliana Sartori