Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Violência contra a mulher no Paraná é combatida com amparo e punição de agressores

Por Redação. Publicado em 30/10/2023 às 12:00.

PCPR oferece opção de denunciar online crimes como ameaça, injúria, dano, difamação, calúnia, lesão corporal

Por Marinna Prota

Em um período de quatro semanas, de 21 de agosto a 15 de setembro, o Poder Judiciário do Paraná registrou atendimento a mais de quatro mil mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, 2.519 medidas protetivas foram solicitadas e 596 pessoas foram presas, com 16 detenções relacionadas ao crime de feminicídio.  

De acordo com Emanuelle Siqueira, delegada da Polícia Civil (PCPR), a rapidez na denúncia desse tipo de caso é o primeiro passo.

SONORA

O boletim de ocorrência (BO) pode ser registrado em qualquer delegacia do Estado, e nas cidades com Delegacia da Mulher, as vítimas podem procurar diretamente a unidade especializada.

SONORA

Além disso, a PCPR oferece a opção de denunciar online crimes como ameaça, injúria, dano, difamação, calúnia, lesão corporal e vias de fato através do site da instituição. Crimes mais graves, como tentativa de feminicídio, crimes sexuais e perseguição, devem ser relatados pessoalmente na unidade policial. 

A PCPR realiza uma campanha com o tema “Estamos aqui, pode entrar” com o objetivo de aprimorar o atendimento e criar uma rede de apoio às vítimas da violência doméstica.