Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Violência na Amazônia cresceu de forma expressiva a partir de 2019, diz liderança

Por Comunicação. Publicado em 23/06/2022 às 12:07.

Audiência pública discutiu o aumento da violência e alertam para a possibilidade de novos casos de assassinatos, como o do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

Por Fernanda Nardo

 

A Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal e a Comissão Temporária sobre a Criminalidade na Região Norte realizaram uma audiência pública para discutir o aumento da violência na Amazônia. O representante da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, Eliezio Marubo, afirmou que o problema cresceu de forma expressiva a partir de 2019. Diante desta situação, Marubo alertou para a possibilidade de novos casos de assassinatos, como o do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

SONORA

A Univaja entregou aos senadores um documento com uma série de denúncias feitas a diferentes órgãos do governo, tanto federais como locais. Uma delas, feita em abril à Funai, denunciava a pesca ilegal na região com a participação de um homem conhecido como Pelado,  apontado como um dos assassinos de Bruno e Dom, como aponta o senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá.

SONORA

Segundo o presidente dos Indigenistas Associados, Fernando Vianna, alertou para conexões com o nacotráfico internacional e de armas no Vale do Javari, que faz fronteira com o Peru e a Colômbia.

SONORA

Diversas lideranças indígenas participaram da reunião e prestaram solidariedade às vítimas, além de cobrarem a demarcação de terras.