Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

01.08 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 01/08/2017 às 16:56. Atualizado em 18/07/2018 às 17:46.

O tempo começa a mudar, amanhã, no Paraná. Uma frente fria avança pelo sul do País e chega provocando chuva no oeste e sudoeste do Estado durante a tarde. Nas demais regiões, o tempo ainda não muda amanhã. Só na quinta feira, deve haver chuva em todas as regiões do Estado. Mínimas previstas para esta quarta-feira: 8ºC em Palmas e Rio Negro; e 10 em Guarapuava e Ponta Grossa; máximas de 24 em Foz do Iguaçu e Cascavel; 25 em Curitiba e Guaíra e 27 em Paranaguá, Arapongas e Londrina.

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) aprovou, hoje, a prorrogação da força-tarefa de procuradores que atuam nas investigações da Operação Lava Jato. Com a medida, a atual estrutura de 14 procuradores, entre eles Deltan Dallagnol, será mantida pelo menos por mais um ano em Curitiba. A força-tarefa foi criada, em 2014, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na época, seis procuradores trabalhavam na investigação. Até agora, a Lava Jato abriu 1.700 procedimentos, 157 pessoas foram condenadas, e R$ 10 bilhões 300 milhões foram recuperados.

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento fez nova estimativa da safra 2016/17 no Paraná. Levando em conta os três ciclos de plantação, o Estado pode superar 40 milhões de toneladas produzidas. O Departamento de Economia Rural, o Deral, acompanha mensalmente a evolução das lavouras.  O último relatório já registra as perdas iniciais na safra de trigo, por causa das geadas recentes, da seca e a menor área de plantio. As perdas ainda podem crescer durante o resto a estação.

Com 70% dos votos, o nome escolhido para a oncinha do Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, é “Cacau”. O nome recebeu mais 20 mil votos nesta última etapa do concurso. A sugestão vencedora veio de Ribeirão Preto (SP). Meiriele Maria Minhuk, a vencedora do concurso, vai ganhar um smartfone e o status de madrinha do filhote. Cacau é a primeira oncinha nascida no refúgio. Com sete meses agora, ela é um caso raro de nascimento de uma onça em cativeiro.