Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

04.05 – GIRO NOTÍCIAS – TARDE

Por Toni Casagrande. Publicado em 04/05/2018 às 18:00. Atualizado em 18/07/2018 às 17:10.

Não estão previstas alterações significativas nas condições do tempo para esta sábado. A massa de ar que predomina sobre o estado continua estável e deixa o final de semana quente e com vento nas regiões de serra. Curitiba 14º a 27º, Telêmaco Borba,14º a 30º, Cascavel 18º a 33º, Foz do Iguaçu dia amanhece quente, na casa dos 20º e a máxima chega a 35º. Londrina variações de 17º a 33º amanhã.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu submeter diretamente ao plenário da Corte uma ação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados contra a decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, de impedir a comissão externa da Casa de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal no Paraná. Com a decisão de Fachin, caberá agora aos 11 ministros do Supremo analisar o pedido da Câmara.

O Paraná está vacinando bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Nesta etapa da campanha devem ser vacinados os animais com idade até 24 meses, e em novembro, num segundo momento, todo o rebanho. A expectativa é que esta campanha seja a última vacinação obrigatória, uma vez que o Estado reivindica o status de território livre de febre aftosa sem vacinação.

No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde alerta a população sobre os riscos graves da automedicação. A Vigilância em Saúde indica que, desde 2013, o Paraná registrou mais de 20 mil casos de intoxicação causada por medicamentos. Em 2017, foram registradas cerca de 5,7 mil casos, o que equivale a 57% de todas as intoxicações. As mulheres representam  71 % dos casos.