Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

05.02 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 05/02/2018 às 15:47. Atualizado em 18/07/2018 às 17:23.

Nesta terça-feira, deve fazer ainda mais calor no Paraná. Nas faixas norte e oeste, as máximas devem ultrapassar os 30°C com facilidade. Entre a grande Curitiba e as praias, o dia ainda começa com muitas nuvens, mas o Sol aparece e brilha mais que nos últimos dias.  Durante a tarde, o calor intenso e o aumento da umidade devem provocar pancadas de chuva fortes. Há o risco de temporais. Mínimas de 12°C em Guarapuava e 14°C em Ponta Grossa; máximas de 26°C em Curitiba; 27°C em Paranaguá e Pato Branco; 30°C em Cascavel e Londrina; 31°C em Maringá e Guairá; e 32°C em Cascavel e Campo Mourão.

O Paraná tem um novo secretário de segurança pública. O governador Beto Richa indicou, hoje, o atual delegado geral da Polícia Civil do Paraná Julio Cezar dos Reis, como novo titular da pasta de Segurança e Administração Penitenciária. Ele substitui o delegado federal Wagner Mesquita. Júlio Reis é o sexto nome a assumir o cargo desde que Beto Richa está no governo. Ele tem 25 anos de carreira na Polícia Civil do Paraná e  já comandou as Divisões do Interior e de Narcóticos. Antes de ser delegado-chefe da Polícia Civil, ela era corregedor na região Sudoeste.

Uma pesquisa do Ministério Público do Paraná e da Secretaria Estadual da Educação mostrou que 14% dos alunos do ensino médio público do estado venderiam o voto por R$ 1 mil. Outros 5,6% ficaram em dúvida e 8,3% discordaram parcialmente sobre a venda. Apesar de assumir o ato de corrupção, mais de  68% dos entrevistados concordaram que os políticos são todos corruptos. O levantamento faz parte do programa Geração Atitude, que tenta incentivar a participação política entre os estudantes. Na avaliação do Ministério Público, o percentual de afirmações admitindo a venda de votos é alto.

As Cataratas do Iguaçu estão mais uma vez na lista dos melhores destinos do mundo. A indicação desta vez é do Guia de Viagem da Forbes – 2018, a mais importante revista de negócios do mundo. De acordo com a nota da publicação, as Cataratas foram definidas como: “deslumbrante Patrimônio Mundial da Unesco”.  As quedas do Parque Nacional do Iguaçu integram uma seleção de 18 atrativos mundiais que, segundo a Forbes, as “pessoas precisam visitar” em 2018. As Cataratas também estão na listas dos destinos de sonho do TripAdvisor e do Skyscanner, uma ferramenta de busca para voos, hotéis e destinos.