Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

08.01 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 08/01/2018 às 15:38. Atualizado em 18/07/2018 às 17:26.

O tempo deve seguir instável, nesta terça-feira, em todo o Paraná. Entre as regiões leste e norte, pode chover a qualquer momento durante o dia. As temperaturas também sobem pouco. Nas demais regiões, o tempo fica mais abafado à tarde, o que aumenta a possibilidade de pancadas de chuva. Em alguns pontos do noroeste e do oeste, a chuva pode ser intensa e pode vir acompanhada de vento. Mínimas de 16ºC em Ponta Grossa e Curitiba; máximas de 24 ºC em Campo mourão, Apucarana e Londrina; 25 ºC em Paranaguá, Umuarama. Maringá e Jacarezinho; e 30ºC em Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

O Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná – confirmou que um tornado  atingiu a zona rural de Toledo, no oeste do Estado. O fenômeno foi registrado por moradores da região em fotos e vídeos.  Os ventos fortes em forma de funil atingiram uma propriedade na localidade de Vila Florida. O fenômeno destruiu dois barracões. Felizmente, ninguém ficou ferido. Segundo o Simepar, os tornados não são muito comuns na região, mas a frequência deste tipo de registro tem aumentado nos últimos anos.

Outra cidade atingida pelas chuvas do final de semana foi Maringá. De acordo com balanço da Defesa Civil do município, o temporal provocou a queda de, pelo menos, dez árvores. Também foram registradas a queda de dois galhos grandes. Três veículos foram atingidos. No caso mais grave, uma árvore de grande porte atingiu um carro em movimento numa das principais avenidas da cidade. Duas mulheres ficaram feridas e foram levadas a um hospital. Apesar do susto, as lesões não foram graves. Os ventos registrados na cidade chegaram a 50 km por hora.

O Ministério do Planejamento divulgou, hoje, o calendário de saques do PIS e do Pasep para beneficiários com idade a partir de 60 anos. No sábado, entrou em vigor a Medida Provisória que reduziu a idade mínima para sacar as cotas dos fundos. A partir de hoje, mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais já podem sacar o dinheiro. No dia 22 de janeiro, idosos com idade a partir de 60 anos com conta corrente ou poupança individual na Caixa e no Banco do Brasil terão o dinheiro depositado automaticamente. A partir do dia 24, começa o pagamento aos idosos que não têm conta nos bancos.