Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

08.06 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 08/06/2017 às 16:14. Atualizado em 18/07/2018 às 17:54.

A frente fria passa rapidamente hoje pelo Paraná. Amanhã, sexta-feira, ainda pode haver chuva pela manhã nas regiões Leste, Norte, Noroeste, Campos Gerais e Norte Pioneiro. Entre o Oeste, Sudoeste e Sul, o dia já amanhece ensolarado, mas os ventos provocados por uma grande massa de ar polar derrubam as temperaturas. As mínimas amanhã ficam em 5ºC em Guarapuava e Francisco Beltrão; 6ºC em Ponta Grossa e 7ºC em Curitiba e Cascavel. A máxima deve ser de 24ºC em Paranavaí

O IBGE divulgou hoje, em Maringá, o Levantamento da Produção Agrícola do Brasil. A estimativa para a produção de grãos é de 238 milhões e 600 mil  toneladas:  29,2% a mais do que em 2016. O Paraná tem participação de 17,9% no resultado e ocupa a segunda posição entre os estados.  O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos nacionais. Somados, estes 3 grãos representaram 93,4% da produção estimada no país. O estado de Mato Grosso é o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 25,6% , do total produzido nesta safra.

O número de acidentes no Paraná diminuiu 20% entre 2011 e 2015. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, que considera as mortes nas ruas, em hospitais, e até após a liberação do paciente. Curitiba teve o maior número de mortos em decorrência de acidentes, em 2015. Foram 196 vítimas fatais. O resultado paranaense foi melhor que a média nacional. No Brasil, a queda no mesmo período foi de 11% – com quase 40 mil mortes em 2015.

Uma auditora da Receita Federal confessou que houve vazamento de informações sobre uma das fases da operação Lava Jato. O alvo era o ex-presidente Lula. A auditora Rosicler Veigel disse que mencionou ao então namorado, o jornalista Francisco Duarte, que uma “bomba” relacionada a Lula estava prestes a acontecer e deu detalhes da operação. A conversa teria acontecido dez dias antes da operação Aletheia, que conduziu o ex-presidente para depor. O jornalista também prestou depoimento e confirmou que vazou as informações para o blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania.